You are here
Home > News > Cinema > Começa hoje (04) o 3º Cinema na Calçada

Começa hoje (04) o 3º Cinema na Calçada

Começa hoje(04), a terceira edição do Cinema na Calçada. Com o objetivo de desenvolver a arte, cultura, sustentabilidade e democratização audiovisual, a produtora Panaceia Filmes leva para a porta do Grande Hotel, no centro de Goiânia, um verdadeiro cinema ao ar livre.

O 3º Cinema na Calçada trará quatro mostras para a programação deste ano: Mostra Paraná (quinta-feira, 04), Mostra Paraíba (11/09), Mostra Amazonas (19/09) e Mostra Goiás (25/09). Com filmes dos respectivos Estados, as produções foram escolhidas por curadores da própria região.

Hoje, serão exibidos quatro filmes paranaenses escolhidos pelo cineasta Aly Muritiba:  A equação do Amor, de Fábio Allon (fic, 20 min, 2012); Para Onde Foram os Pássaros, de Gustavo Ulisse (fic, 11min, 2014); Jardim Tókio, de Rodrigo Grota (fic, 16min, 2014); Notícias da Rainha, de Ana Johann (doc, 19 min, 2013). Segundo o curador, a mostra traz filmes que mostram a variedade temática e de linguagem “daquilo que se tem buscado na terra dos pinhais”.

“Queremos que o centro volte a ser um lugar de encontro e não só de passagem ou trabalho. Além disso, tem a questão arquitetônica. Goiânia tem uma dos maiores acervos de ArtDecó do mundo, porém esses edifícios estão esquecidos e as pessoas passam pelo centro sem saber que estão transitando por um verdadeiro museu a céu aberto. Fazer o Cinema na Calçada no Grande Hotel, é uma tentativa de voltar os olhos das pessoas para esse local e para esse peculiaridade da cidade de Goiânia”, conta Jarleo Barbosa, coordenador do projeto.

Além da Mostra Paraná, o primeiro dia de exibição desta quinta-feira conta ainda com o lançamento da exposição fotográfica Cidade de Ver. Cidade de Sentir. Cidade de Viver. Trata-se de um trabalho realizado pela Panaceia em parceira com A Deriva Fotográfica do Bem. A exposição reúne as melhores imagens captadas pelas lentes de fotógrafos que registraram a cidade de Goiânia. A expedição fotográfica reuniu moradores da cidade que tinham como interesse comum a paisagem urbana, a fotografia e a memória. Assim como no Cinema na Calçada, as fotografias da Deriva têm o Centro da cidade como um dos personagens principais A exposição fica até o final do mês no Grande Hotel, das 9h às 17h.

Para este ano também, três escolas da rede pública de Goiânia receberam na semana passada atividades com o intuito de promover um contato único dos alunos com a produção audiovisual, através da realização de oficinas de Animação em Stop Motion. Os filmes realizados pelos estudantes também serão exibidos para toda a comunidade, junto a outros filmes, na Mostra Cinema na Escola, que acontece nos dias 09, 16 e 23 de setembro, na porta das respectivas escolas: Escola Municipal Dona Belinha, Escola Municipal João Braz e Escola Municipal Geralda de Aquino.

 

Cinema na Calçada

04/09
Mostra Paraná
Abertura da Exposição: Cidade de Ver. Cidade de Viver. Cidade de Sentir

11/09
Mostra Paraíba

18/09
Mostra Amazonas

25/09
Mostra Goiás
Horário: 19h30
Local: Calçada do Grande Hotel
Entrada Franca

 

Exposição Fotográfica Cidade de ver. Cidade de Sentir. Cidade de Viver
Data: 4 a 30 de setembro
Horário: das 9h às 17h
Local: Grande Hotel

 

Cinema na Escola

09/09
Escola Municipal Dona Belinha

16/09
Escola Municipal João Braz

23/09
Escola Municipal Geralda de Aquino

Horário: 19h30

 

Mais informações: www.cinemanacalcada.com.br

Bruno Nunes
Bruno Nunes
Gordo, Chato e Egocentrico. Apreciador de Livros, HQ, Mangá, Anime, Seriado, Tecnologia, Música e Podcast. Comentarista de Futebol, Tennis, Volei e Curling, pelo Twitter nas horas vagas e Jogador de Pokémon GO.
http://incontrole.com.br

Obrigado por comentar! =)

Top