You are here
Home > News > Cinema > 16ª Goiânia Mostra Curtas abre inscrições para palestras, debates, painel e seminário

16ª Goiânia Mostra Curtas abre inscrições para palestras, debates, painel e seminário Programação é gratuita e tem objetivo de incentivar produção e mercado audiovisual locais

Com a proposta de incentivar a produção e o mercado audiovisuais, a 16ª edição da Goiânia Mostra Curtas oferece programação que vai além das exibições de filmes: durante o festival, o público pode conferir palestras, painel, seminário e debates ministrados por profissionais reconhecidos no setor. A programação é gratuita e a inscrição pode ser feita a partir desta quinta-feira (25), com encerramento do prazo no dia 26 de setembro. Como as vagas são limitadas, no dia das atividades, aqueles que se cadastrarem previamente terão prioridade.

A diretora do festival, Maria Abdalla, frisa que a intenção é possibilitar uma troca de experiência entre profissionais e estudiosos da área cinematográfica. “As atividades visam ampliar as experiências dos profissionais locais, por meio da participação de grandes nomes do setor audiovisual do País, e, ainda, possibilitar um debate rico e engrandecedor”.

Veja programação

Palestra: Leis de Incentivo e Fundos de Financiamento – Guia de Elaboração de Projetos Audiovisuais – Por Guilherme Fiuza e Júlia Nogueira
Data: 05 de outubro
Horário: das 9h às 12h30
Local: Papillon Hotel, Av. República do Líbano, 1824 – St. Oeste, Goiânia.

O principal objetivo é o estudo da formatação e dos fundamentos para elaboração de projetos audiovisuais, do Argumento ao Pitching (apresentação verbal de um projeto perante uma comissão), nos formatos Longa-metragem e Séries, nas categorias Ficção, Animação e Documentário, direcionados ao mercado de salas de cinema e de televisão.

Painel: Direito do Audiovisual – Por Adriana Rodrigues, Pedro Novaes e Rafael Neumayr (Presidente da Comissão de Direito do Audiovisual, da Moda e da Arte da OAB/MG)
Data: 6 de outubro
Horário: das 10h às 12h (mesa redonda) e das 14h às 17h30 (workshop)
Local: Papillon Hotel, Av. República do Líbano, 1824 – St. Oeste, Goiânia.

Mesa-Redonda: Desafios Jurídicos para a Produção Audiovisual no Brasil

Com duração de duas horas, o evento tem a finalidade de repassar aos participantes um apanhado geral dos principais desafios jurídicos que o audiovisual precisa conhecer e enfrentar, da estruturação de empresas à execução de projetos de desenvolvimento e produção. A mesa terá como principal referência a cartilha “Empresas da Economia Criativa: As 60 Dúvidas Jurídicas Mais Frequentes”, lançada pela Comissão de Direito do Audiovisual, da Moda e da Arte da OAB/MG no mês de junho de 2016, em Belo Horizonte, durante a MAX – Minas Audiovisual Expo. A  atividade é desenvolvida em parceria com a GoFilmes – Associação das Produtoras Independentes de Cinema e TV de Goiás

Direitos Autorais e Contratos no Audiovisual

Workshop sobre direitos autorais e contratos do audiovisual, com duração de quatro horas, com o objetivo de repassar aos participantes noções básicas sobre direitos autorais e propriedade intelectual, com especial ênfase aos cuidados que devem ser observados na estruturação dos contratos da área do audiovisual. Assim como o evento anterior, o workshop também é desenvolvido em parceria com a GoFilmes.

Seminário “Um dia com a ANCINE” – Por Layo Barros
Data: 7 de outubro
Horário: das 9h às 12h e das 14h30 às 17h30
Local: Papillon Hotel, Av. República do Líbano, 1824 – St. Oeste, Goiânia.

O evento é uma ação de transparência institucional da ANCINE, com o objetivo de apresentar ferramentas que podem ser utilizadas para o esclarecimento das dúvidas mais frequentes dos profissionais em seus primeiros contatos com as diversas áreas da agência. Entre os temas abordados, estão o registro de agentes econômicos e emissão de Certificado de Produto Brasileiro (CPB), e o trâmite para a realização de um projeto audiovisual utilizando-se de recursos de fomento e do Fundo Setorial do Audiovisual.

Palestra: Palestra “Do desenho à cena: outra experiência” – Por Vera Hamburger
Data: 08 de outubro
Horário: das 9h às 12h
Local: Teatro do Centro Cultural UFG. Av. Universitária, 1533 – Setor Leste Universitário, Goiânia.

Integrada ao Laboratório Fronteiras Permanentes, a palestra vai abordar o papel e abrangência da direção de arte na construção da obra fílmica; a sintaxe do espaço e sua ação interativa; o trinômio corpo-espaço-tempo / movimento como base para o processo criativo: entre a narrativa textual e a corpórea/visual/sonora. Será, também, apresentado o filme Lab 2016.1SP, trabalho em curta metragem produzido a partir da última edição do Laboratório Fronteiras Permeáveis, por sistema de residência artística, através do apoio do ProAC-Artes Integradas 2015. Após a sessão, haverá debate sobre o desenho do espaço de cena o método de trabalho e o filme produzido.

Para mais detalhes acesse: www.goianiamostracurtas.com.br

Bruno Nunes
Bruno Nunes
Gordo, Chato e Egocentrico. Apreciador de Livros, HQ, Mangá, Anime, Seriado, Tecnologia, Música e Podcast. Comentarista de Futebol, Tennis, Volei e Curling, pelo Twitter nas horas vagas e Jogador de Pokémon GO.
http://incontrole.com.br

Obrigado por comentar! =)

Top